Fale Conosco
contato@planejassociados.com.br

Telefone:
(35) 3531-6670

TCEMG adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e ganha marca de participante
Quarta-Feira, 29 de setembro de 2021

Terminou no dia 20 de setembro a primeira etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma iniciativa inédita da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que tem como objetivo promover a integridade e a boa gestão pública.

 

O PNPC é coordenado pelas redes de controle em todo o Brasil. Em Minas Gerais tem sido conduzida pela ARCCO-MG e conta com a participação ativa de diversos órgãos da rede de controle local. Entre eles, o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Contas do Estado, a Controladoria-Geral do Estado, o Ministério Público do Estado e a Controladoria-Geral da União.

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais aderiu ao programa e ganhou a marca de participante.

 

A Superintendente de Controle Externo e Coordenadora Executiva da ARCCO, Simone Reis de Oliveira, destacou que “a marca representa o compromisso do TCEMG com o combate à corrupção e a defesa da coisa pública, por meio da preservação da integridade da instituição e o respeito à lei”.

 

Com 1.038 adesões, Minas foi o Estado que obteve o maior número de participantes, seguido dos Estados de São Paulo e Paraná, que alcançaram 795 e 786 adesões, respectivamente.

 

Entre as organizações municipais, mais de 500 prefeituras e 376 Câmaras municipais aderiram. Na esfera estadual, mais de 92% das instituições aderiram. Das 69 organizações existentes, 64 concluíram o questionário da plataforma e-Prevenção. Entre as organizações federais, 85 também aderiram ao PNPC.

 

Esses números demonstram que mais de 50% da administração pública no Estado está interessada em aprimorar os seus sistemas de integridade e gestão de riscos e comprometida com o aperfeiçoamento da gestão pública.

 

Essa primeira etapa do PNPC possibilitou às organizações públicas participantes a geração de um relatório de diagnóstico de suscetibilidade à corrupção por meio do preenchimento voluntário de autoavaliação via plataforma e-Prevenção. Esse diagnóstico servirá de base a próxima etapa do Programa, que consistirá na construção de plano de ação contendo as práticas adequadas às necessidades de cada instituição para a melhoria contínua dos mecanismos de prevenção à corrupção.

 

Também serão ofertadas, por meio da plataforma digital, orientações e modelos para a implantação de controles adequados para cada realidade, utilizando as melhores práticas em integridade pública e gestão de riscos.

 

Além disso, com a adesão, todas as organizações estão aptas a utilizar a marca de participante do PNPC, como forma de mostrar à sociedade e aos órgãos de controle o engajamento de colocar em prática ações preventivas a fraudes e corrupção.

 

ANEXO - Números do PNPC em Minas Gerais

 

Esfera   

Cadastrados (total)  

Concluídos  

Adesão (%)

TOTAL

 

2051

 

1038

 

50,61%

 

Federal

 

183

 

85

 

46,45%

 

Estadual

 

69

 

64

92,75%

 

Municipal

 

1799

 

889

 

49,42%

 

Poder

 

Cadastrados (total)

 

Concluídos

 

Adesão (%)

 

Executivo

 

1188

 

655

 

55,13%

 

Legislativo

 

857

 

378

 

44,11%

 

Judiciário

 

6

5

83,33%

 

 

Fonte: TCE- MG

Planej Associados
Fale Conosco