Sisop é apresentado a coordenadores do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem
Quinta-Feira, 23 de dezembro de 2021

O coordenador de Desenvolvimento do Sistema de Informações de Engenharia e Obras Públicas (Sisop), Paulo Cota, apresentou no final da tarde de ontem, durante o Encontro Anual de Coordenadores Regionais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o sistema desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para acompanhar as obras públicas no Estado.

Conforme explicou o coordenador do Sisop, o sistema, que substituiu o antigo Geo-Obras em 2020, está totalmente integrado com o Sistema de Contas Informatizados dos Municípios (Sicom) e possui funcionalidades específicas para tratar das obras e serviços de engenharia, possibilitando uma atuação mais efetiva e concomitante do TCEMG. O coordenador explicou que a ideia era desenvolver um o sistema para receber os dados e informações sobre as obras públicas, em Minas Gerais, desde a “licitação até a conclusão”.

Segundo Paulo, os três principais objetivos do sistema são “facilitar a vida dos jurisdicionados para enviar as informações, fornecer ferramentas modernas para que o Tribunal possa fazer o controle, e, promover o controle social, bem como a transparência nos serviços de engenharia”. Além do acesso aos jurisdicionados, a plataforma também permite que qualquer cidadão tenha acesso à essas informações. Durante a palestra, o coordenador explicou as razões que fizeram o Tribunal criar o sistema, falou das suas funcionalidades, dos seus benefícios para a sociedade e apresentou os resultados que já foram obtidos desde a sua implantação.

O coordenador ministrou a palestra no auditório do DER (Foto: Thiago Rios Gomes)

Fonte: TCE-MG