Tribunal apresenta novo portal de análise de dados
Quarta-Feira, 08 de junho de 2022

Um espaço que apresenta ferramentas de análise capazes de converter grandes volumes de dados em painéis informativos simplificados e de fácil visualização. Com esse objetivo, o Tribunal de Contas criou o hotsite “Painel Suricato”. O novo portal pode ser acessado pela página principal do site do TCEMG, no canto superior esquerdo, clicando no link “Portal de análise de Dados”.

Esses painéis (dashboards) são cada vez mais utilizados nas organizações por contribuírem para a clara compreensão dos dados a partir de exibições visuais e interativas em diversos temas. Desta forma, para facilitar e difundir a informação, o TCEMG desenvolveu o “Painel Suricato”.

No novo portal, os dados e informações estão divididos em cinco categorias. No link “Jurisdicionados”, foi feito o levantamento das pessoas jurídicas que estão sob a jurisdição do TCEMG. No espaço “Acordo de Reparação – Municípios”, é feito o acompanhamento das receitas e despesas municipais oriundas do acordo de reparação de danos em Brumadinho. Já no “Acordo de Reparação – Estado”, estão as informações das receitas e despesas estaduais referentes ao desastre ambiental.

Os dois últimos painéis - “Informações de Saneamento” e “Indicadores de Saneamento” - apresentam os dados de saneamento básico disponibilizados pelo sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS.

Para acessar o novo painel, clique aqui.

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação